Atendimento ao consumidor:

TODOS ESTABELECIMENTOS SOB SIF ESTÃO APTOS A EXPORTAR

19 de set. de 2020Notícias
Compartilhar
Imagem TODOS ESTABELECIMENTOS SOB SIF ESTÃO APTOS A EXPORTAR

De acordo com a IN 16/16, todos os estabelecimentos sob SIF estão aptos a exportar.

Como escolher o certificado nestes casos em que não há certificado específico?

O modelo de cerficado BR somente pode ser emido quando não há modelo de CSI vigente para o mercado/produto a ser exportado. A inexistência de modelo de cerficado para determinado produto/mercado, significa que não existe acordo bilateral firmado entre os países. Esta verificação deve ser realizada no quadro de avisos do SIGSIF e da PGA-SIGSIF, além da planilha Procedimento e Requisitos para Habilitação de Estabelecimentos publicada pela DHC. Ressaltamos que tal planilha auxilia essa verificação, mas não exclui a necessidade de consulta aos quadros de avisos da PGA-SIGSIF e do SIGSIF.

O estabelecimento interessado na exportação deve entrar em contato com o seu importador para verificação, junto à autoridade sanitária do país de desno, da aceitação da carga, respaldada pelo modelo de CSI padrão publicado por este documento. Em caso de aceite, deverá formalizar declaração, junto à unidade emissora do cerficado, de que se responsabilizará pelo aceite e internalização da mercadoria cerficada com o modelo de cerficado padrão, sendo a mesma exportada por conta e risco da empresa.

Mediante a apresentação da declaração formalizada pelo estabelecimento, juntamente com os demais documentos base para a cerficação, o CSI poderá ser emido (procedimento conforme Memorando-Circular nº 97/2016/DHC de 23 de junho de 2016).

E atenção: A seleção do modelo de cerficado e o preenchimento no sistema é de responsabilidade da empresa!

Acesse os conteúdos gratuitos: 

https://www.bequality.com.br/conteudo-gratuito/legislacao/procedimentos-e-requisitos-para-habilitacao-de-estabelecimentos

https://www.bequality.com.br/conteudo-gratuito/legislacao/procedimentos-para-habilitacao-paises-sem-requisitos-especificos

https://www.bequality.com.br/conteudo-gratuito/legislacao/oficio-circular-n-205-2020-dhc-cgi-dipoa-sda-mapa

https://www.bequality.com.br/conteudo-gratuito/legislacao/oficio-circular-n-207-2020-dhc-cgi-dipoa-sda-mapa

https://www.bequality.com.br/conteudo-gratuito/legislacao/oficio-circular-n-206-2020-dhc-cgi-dipoa-sda-mapa